quarta-feira, 20 de julho de 2011

Medições - você faz?


“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” 

William Edwards Deming, um dos papas da qualidade escreveu frase acima. Sua conclusão é clara: a empresa precisa se conhecer objetivamente para alcançar o sucesso. E medidas, bem entendidas, definidas, coletadas e analisadas são a base para este auto-conhecimento. Como saber se a produtividade da sua empresa está baixa ou alta? Ou até antes disto: como saber qual é a produtividade de sua empresa? Como avaliar se medidas tomadas para reduzir o número de defeitos em um produto foram ou não eficazes? Como aumentar a previsibilidade de seus projetos? Medindo, medindo e medindo – e claro, analisando e tirando o melhor proveito destas medições.

A empresa deve sempre alinhar os indicadores de medidas com os objetivos organizacionais e necessidades de informações que ela possui. Esse alinhamento garante que o esforço gasto na coleta, análise e distribuição das informações de medição estão trazendo benefícios para a organização e que ela poderá identifcar problemas, priorizar investimentos e alcançar seu objetivos estratégicos. Sempre devemos medir sabendo o que medir, o que fazer com os resultados e como tirar o melhor proveito dos mesmos.

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