sexta-feira, 6 de maio de 2011

Networking: se você não tem que tal começar a fazer...

Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede"; e "Working", que é "Trabalhando".
A idéia é conhecer e ser conhecido por pessoas que possam ajudar na evolução de sua carreira profissional.

Para isso você deve ficar sempre atento no trabalho e na vida social a oportunidades e a informações que possam lhe ajudar de alguma forma.

Como outros tipos comportamento social, o networking tem algumas regras que devem ser seguidas:
* A primeira impressão - como diz o velho ditado, a primeira impressão é sempre a que fica. Seja por telefone ou pessoalmente, esteja preparado.
* Não peça um emprego diretamente - fazer networking não é participar de uma feira de empregos, e sim uma oportunidade para coletar informações úteis.
* Dê para receber - networking é uma via de duas mãos. Nada é de graça e tudo tem seu preço.
* Faça a lição de casa - pesquise seus contatos antes de conhecê-los e sempre siga as boas indicações ou as passe adiante.
* Pense lateralmente - tente expandir sua rede de contatos além da sua zona de conforto ou esfera habitual de atividades.
* Paciência é uma virtude - entrar no jogo do networking é um trabalho de resultados a longo prazo, não espere obter grandes retornos logo nos primeiros contatos.


É muito importante manter os contatos com as pessoas. Não há como construir um networking, esquecendo-se da pessoa que conheceu. Também é sempre bom relacionar-se com os diversos contatos, mesmo aqueles que não parecem ser muito importantes no momento, no futuro poderão vir a ser úteis.

Com a internet o networking ficou mais fácil, as redes sociais podem ser um excelente mecanismo de contatos, onde você pode evitar de ser esquecido, lembrar sempre dos amigos, ex-colegas de faculdade, profissionais, empresários, etc. E acompanhar as trajetórias profissionais de cada um, acompanhar o lançamento de eventos e palestras, onde é possível melhorar mais ainda o seu networking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário