terça-feira, 11 de maio de 2010

Qualidade de Software e o MPS.Br - Parte 1

Uma das grandes preocupações impostas às empresas pelo mercado competitivo atualmente é a qualidade com que as mesmas oferecem seus produtos a seus clientes, devido ao fato dos clientes além de quererem produtos baratos, fabricados com rapidez, modernos, eles passaram a avaliar muito a qualidade dos produtos que estão comprando, fazendo com que os fornecedores que oferecem produtos de qualidade conquistem mais clientes, mas a preocupação com a qualidade não é algo recente.

Segundo Joseph M. Juran a qualidade pode ser abordada em três processos:
- Planejamento da qualidade: Processo de preparação para encontrar as metas de qualidade identificando quem são os consumidores, quais são suas necessidades e desenvolvendo um produto que atenda às necessidades dos consumidores;
- Controle da qualidade: O controle da qualidade objetiva um processo para encontrar as metas de qualidade estabelecidas durante as operações, permite evitar ou corrigir eventos indesejáveis ou inesperados. Através dele se obtém estabilidade e consistência ao processo provando que se pode fabricar um produto sob condições de operação com o mínimo de inspeção necessária;
- Melhoria da qualidade: Processo de melhoria contínua da qualidade por meio de mudanças planejadas, previstas e controladas, desenvolvendo um processo que seja capaz de produzir o produto certo e que possa ser otimizado constantemente.

De acordo com Philip Crosby a qualidade pode ser vista como o grau de conformidade do produto com a sua especificação e sua abordagem inclui o que ele determinou de 4 “certezas” do Gerenciamento da Qualidade:
- Qualidade significa atender aos requisitos;
- Qualidade vem através da prevenção;
- Padrão para desempenho da qualidade é “defeitos zero”;
- A medida de qualidade é o preço da não-conformidade.


Já W. Edwards Deming enfatiza a necessidade dos métodos estatísticos, participação, educação e proposta de melhoria para que seja possível obter o controle da qualidade. Segundo ele é fundamental que as especificações sejam sempre revistas uma vez que as necessidades dos clientes têm alto grau de instabilidade.Ele defendeu 14 pontos fundamentais para a gestão da qualidade em uma organização, são eles:

1 - Criar uma constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos;
2 - Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação;
3 - A qualidade não deve ser obtida somente através de inspeção;
4 - Acabar com a idéia de que negócios são baseados apenas no preço. Focar na idéia de um único fornecedor para cada item, através de relacionamentos duradouros, baseados na qualidade e na confiança;
5 - O processo de planejamento de ser aperfeiçoado constantemente, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, por conseqüência, reduzir os custos;
6 - Fornecer treinamento no próprio local de trabalho;
7 - Adotar e estabelecer liderança objetivando ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor;
8 -Eliminar o medo dos profissionais;
9 - Quebrar as barreiras entre os departamentos;
10 - Eliminar slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados;
11 - Focar na administração por objetivos e através de números e metas numéricas;
12 - Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números;
13 - Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal;
14 - Deixar claro que a transformação da empresa é tarefa de todos.

Com base nessas definições podemos constatar que para ter produtos de qualidade precisamos ter um processo de qualidade.
A qualidade do processo cuida da qualidade da criação, adequação e aperfeiçoamento do processo de desenvolvimento do produto e a qualidade do produto visa garantir um produto atendendo a todas as especificações que o identifica, essas especificações podem ser chamadas de requisitos do produto, isso nos leva ao seguinte: A qualidade é definida como o grau em que o produto cumpre seus requisitos, ou seja, suas especificações.
A qualidade de um produto pode ser olhada de duas visões: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e a utilidades reconhecidas ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço do produto.
Para poder garantir a qualidade do processo e do produto é necessário realizar o controle de qualidade.
Até a próxima...

Um comentário:

  1. Osvano, parabéns pelo post.
    Abrangeu bastante conteúdo interessante sobre Qualidade, que deve estar em controle constante em qualqeur projeto que se preze.
    Forte Abraço!
    Renato Borges

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